PROGRAMAS
O PGE é um instrumento de planejamento da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, que norteia as intervenções de reestruturação urbanística, ambiental e de desenvolvimento social nas vilas, favelas e conjuntos habitacionais populares. Consiste em um estudo aprofundado da realidade dessas áreas, a partir de uma abordagem integrada dos eixos físico-ambiental, jurídico-legal e socioeconômico organizativo das comunidades, objetivando uma intervenção estrutural nos núcleos.
O objetivo principal do PGE é apontar os caminhos para a melhoria da qualidade de vida nesses locais e integrá-los ao conjunto da cidade, sendo uma fonte de referência no contexto de uma política de investimentos progressivos, visando à consolidação definitiva dos núcleos e superação das fases de intervenções pontuais desarticuladas.
Ele orienta a intervenção do poder público e das comunidades nas favelas, aponta os caminhos e soluções para transformar cada favela num lugar adequado para morar e estabelece ordens de prioridades para a execução das ações e obras. Os diagnósticos e as propostas são analisados de forma integrada, abordando alternativas de solução e sua viabilidade, por meio de três eixos de ação.
A ASP integrou a equipe técnica dos PGEs do Aglomerado da Serra e das Vilas São Tomaz, São Bernardo, Aeroporto, Antena, Suzana I e II, Nossa Senhora Aparecida, Santa Rosa, Minas Caixa, desenvolvendo o eixo socioeconômico organizativo, por meio da realização de diagnóstico participativo, apresentação de propostas sociais, hierarquização e custos.