O trabalho social neste programa tem como objetivo principal o estímulo aos processos de mobilização comunitária, com foco na educação sanitária e ambiental, visando à apropriação, pela população, de benfeitorias implantadas nos espaços de moradia, como: abastecimento de água, coleta de esgoto, drenagem e contenção de encostas, de forma a garantir a sustentabilidade das intervenções, por meio do uso racional e da conservação adequada das benfeitorias, equipamentos e serviços.
O Prodec é um programa da Caixa Econômica Federal que atende às populações residentes em conjuntos habitacionais construídos para população de baixa renda, com recursos do FGTS.
O PAR é um programa do Governo Federal que tem por objetivo a aquisição de imóvel residencial por meio do sistema de arrendamento, com opção de compra ao final do prazo contratado. Os recursos deste Programa são originários do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.
O PGE é um instrumento de planejamento da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, que proporciona o direcionamento para as intervenções de reestruturação urbanística, ambiental e social.